Importância da energia
A eletricidade se tornou a principal fonte de luz, calor e força utilizada no mundo moderno.
Atividades simples como assistir à televisão ou navegar na internet são possíveis porque a energia elétrica chega até a sua casa.
Fábricas, supermercados, shoppings e uma infinidade de outros lugares precisam dela para funcionar.
Grande parte dos avanços tecnológicos que alcançamos se deve à energia elétrica.
Obtida a partir de diversas fontes, a eletricidade é transportada e chega aos consumidores no mundo inteiro por meio de sistemas elétricos complexos, compostos de quatro etapas: geração, transmissão, distribuição e consumo.
Geração de energia no Brasil
No Brasil, a energia elétrica gerada tem origem, em primeiro lugar, de usinas hidrelétricas, em seguida de termoelétricas  e por último, de usinas nucleares.
Apesar da maior parte de nossa energia ser considerada limpa, por vir de usinas hidrelétricas, os impactos ambientais e sociais são muito grandes.
Alem do mais, com dimensões continentais, a distribuição desta energia por se só já é um grande desafio.
Preocupados com este cenário, a Agencia Nacional de Energia Elétrica-Aneel,  publicou resolução normativa (482/2012) para facilitar a conexão à rede de distribuição de mini e microusinas de geração elétrica a partir de fontes renováveis. Além de estabelecer os procedimentos gerais para a conexão à rede de mini e microgeradores, a resolução propõe a criação de um sistema de compensação de energia, conhecido internacionalmente como net metering. Com ele, o consumidor que gera sua propria energia, não precisa consumi-la totalmente no momento da geração, uma vez que ela poderá ser injetada na rede e, em momentos onde seu consumo é maior do que a sua geração, recebe de volta a energia injetada na rede na forma de créditos em Kwh.
Alternativas energéticas

Existem várias fontes alternativas renováveis para geração de energia. Dentre elas destacam-se a energia eólica(vento) e a energia fotovoltaica (solar).

No Brasil nem todas as regiões tem vento suficiente para geração de energia elétrica, em contra partida em praticamente todo o pais há um alto nível de incidência solar, tornando-se por isto uma ótima opção para geração de energia.

Por aqui esta tecnologia ainda é nova, porque na prática a resolução da Aneel entrou em vigor em 2014, mas seu uso está crescendo de forma bastante acelerada e em breve será muito comum encontrarmos painéis solares espalhados por toda a cidade.